quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Entrevista: Leila Rego

Olá livromaníacos,hoje,o Totalmente Literário via postar uma super entrevista com a escritora Leila rego que escreveu os famosos livros "Pobre não tem Sorte 1 e 2" (resenha aqui).Vamos conferir?


Totalmente Literário: 1.Desde de que idade seu interesse por livros se iniciou?
Leila Rego: Olá! Primeiramente é uma alegria estar aqui no blog batendo papo com vocês. Bem, os livros fazem parte de minha vida desde a minha infância. Sempre gostei de ler. Troco fácil um programa de TV por um bom livro. 

 Totalmente Literário: 2.Como surgiram as ideias para os seus livros "Pobre não tem sorte- 1 e 2"?
Leila Rego:De um monte de textos que escrevi em uma época bastante estressante de minha vida. Escrevia para aliviar a carga de estresse.  Quando minha segunda filha, Luiza, nasceu eu larguei a vida corporativa (trabalhava na área de Recursos Humanos de uma grande multinacional) para me dedicar aos filhos. Então, acabei achando tempo para escrever e passei a considerar a profissão de escritora, antes um hobby, uma paixão...  Acho que está dando certo, estou feliz com os resultados, em especial minha realização e o reconhecimento dos leitores.

Totalmente Literário: 3.Na sua opinião,os livros e a cultura constituirão um futuro melhor para o Brasil?
Leila Rego: Acredito seriamente que um futuro melhor para nosso país só se fará com forte investimento na educação. Cultura faz parte de um segundo passo, mas ainda temos muito feijão com arroz para comer antes do caviar.

Totalmente Literário: 4.Para que uma pessoa consiga escrever uma obra literária exemplar (como a sua) o que é preciso que ela faça,ou seja, que tarefas ela deve cumprir?
Leila Rego: Obrigada pelo “exemplar”. =) Antes de tudo é preciso descobrir se escrever lhe dá prazer. O trabalho do escritor é bastante solitário, requer muita pesquisa, concentração e dedicação. Se isso não for um problema, já é meio caminho andado. Depois é preciso pensar no enredo e nos personagens principais. Definir como o livro começa, qual vai ser o ponto alto da história e qual o final. Ter esse esqueleto é fundamental para não se perder durante o processo de desenvolvimento do livro.   Às vezes ele muda no decorrer da escrita.  Os personagens tomam vida e aí temos que deixa-los assumir a história.  Talvez seja difícil de entender, mas quem escreve sabe do que estou falando.  

Totalmente Literário: 5.Como é trabalhar como escritora?
Leila Rego: Como disse acima, é um trabalho bastante solitário. Mas eu gosto dessa parte porque, a bem da verdade, eu não estou sozinha; meus personagens estão sempre comigo. Além disso, eu me divirto muito – o que para mim é fundamental.  Me divirto com a história em andamento e também já imaginando a reação dos leitores.

Totalmente Literário: 6.Escrever um livro exige o que de um indivíduo?
Leila Rego: Criatividade, bom português, conhecimentos gerais e muita leitura.  Não conheço nenhum bom escritor que não goste de ler.

Totalmente Literário: 7.Você pretende lançar algum livro em 2012?
Leila Rego: Sim!!!! Meu terceiro livro será lançado pela Editora Gutemberg. A previsão é para o segundo semestre (torcendo para coincidir com a Bienal de SP).  Também estou trabalhando em 2 outras obras que possivelmente sairão entre 2012 e 2013, mas ainda é cedo para contar.  Aguardem!  

Totalmente Literário: 8.Qual gênero literário você prefere escrever: Comédia,Aventura,Romance ou Terror?
Leila Rego: Gosto de escrever comédias românticas e romances (aliás, também como leitora).

O Totalmente Literário agradece por sua entrevista Leila!

Deseja conhecer mais sobre o trabalho desta brilhante escritora? Acesse www.leilarego.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário